O Modelo Ideal de Bicicleta para Cada Necessidade

Para encontrar a sua bicicleta perfeita é preciso pensar para que você quer ter uma. Para ir ao trabalho, para passear, para fazer Mountain Bike, ou para trajetos mais longos, como uma viagem.

É preciso levar em conta aspectos como segurança e funcionalidade. Também é importante saber realizar pequenas revisões e ajustes. Essas revisões devem se tornar rotina, evitando acidentes, para tirar mais proveito da sua bike.

O BikeCam dividiu os modelos de bicicleta em: para Passeio, Transporte e Esporte.

Bicicleta para Passeio

bikecam-passeio

A bicicleta para passeio deve ser confortável, por isso, é importante levar em consideração a postura que você ficará em cima da bike, procure modelos que deixam a coluna mais ereta, com guidões mais altos.

Também pode-se considerar usar uma bike comfull suspension, ou seja, amortecedores na traseira e dianteira. Esse tipo de bicicleta tende a ser mais confortável, por outro lado, ela pode acabar ficando mais pesada em pedaladas mais fortes como uma subida.

Se o terreno que pretende pedalar à passeio for plano, como na orla da praia por exemplo, as marchas não são essenciais. E sem o câmbio a bike fica mais leve, facilitando principalmente quem está começando. Aposte nos modelos híbridos ou urbanos.

Bicicleta para Transporte

bikecam-urbana

Se o seu caso é transporte e você pretende pedalar diariamente, o seu tipo de bicicleta deve ser um pouco diferente. Mas antes de comprar a bicicleta é preciso saber qual a condição das ruas que você passará com frequência, se elas possuem bicicletário, ciclovia, se estão asfaltadas ou são de paralelepípedo.

O modelo urbano costuma ser o mais usado para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. Como há uma distância maior no eixo desse modelo, a reação da bicicleta é um pouco mais lenta facilitando para os iniciantes.

Isso também proporciona uma posição confortável e com melhor visão do trânsito. Se o caminho for muito esburacado, procure modelos que possuam amortecedor, ele ajudará a te manter mais confortável ao passar pelas rachaduras no caminho.

Bicicleta para Esporte

bikecam-speed

Para quem procura uma bicicleta para esporte, existem dois tipos de bikes principais, a Mountain e a Speed. A Mountain Bike é o modelo ideal para trilhas. Se você procura uma Mountain Bike não esqueça de pensar nos amortecedores de qualidade, e marchas precisas. Os pneus também são diferenciados, mais largos e com cravos pra facilitar a aderência na terra.

Quem busca velocidade, é com o modelo Speed. Com pneus finos e calibrados com muita pressão, o  quadro largo proporciona uma melhor aerodinâmica para conseguir velocidade.

Não é recomendado que iniciantes utilizem esse modelo pois é um dos modelos menos confortáveis. Trata-se de uma bike onde o ciclista ficará constantemente curvado, em postura aerodinâmica.

Independente da sua escolha, procure fazer alguns testes antes, pedalar com a bicicleta de um amigo pode ser uma boa maneira de entender qual é o modelo ideal para você.

Além disso, após eleger o seu modelo ideal de bicicleta, não deixe de fazer seu Bike Fit antes de começar a pedalar.

Artigo publicado no site BikeCam.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s